5º Congresso BrMass aproxima o Brasil da liderança latinoamericana em Espectrometria de Massas


Entre os dias 7 e 11 de dezembro de 2013 foi realizado no hotel Royal Palm Plaza, em Campinas (SP), o 5º Congresso BrMass.
O congresso é o 3º em tamanho no mundo e recebeu cerca de mil e duzentas pessoas nesta edição.
O congresso BrMass é promovido e coordenado pelo professor Dr. Marcos N. Eberlin, Professor Titular do Instituto de Química da UNICAMP , Vice Presidente da Sociedade BRMASS e também Presidente da International Mass Spectrometry Foundation, organização que reúne as sociedades de espectrometria de massas de países do mundo todo.

Professor Dr. Marcos N. Eberlin (Foto: Luciene Campos)
“Em 2005 percebi que precisava reunir todas estas pessoas, para sentar e discutir projetos em colaboração, para aprender EM, porque o pessoal queria usar mais, mas não sabia muito bem o que era isso” disse Eberlin.

O de 2013 teve um amplo e diversificado programa técnico e científico, no qual foram realizados cursos pré-congresso e palestras com nomes importantes da espectrometria de massas, como o Dr. Raymond E. March, Dr. Robert B. Cody, K.W. Michael Siu, Prof. Facundo M. Fernandez, Prof. Renato Zenobi, entre outros.
30 cursos preparatórios e diversas seções paralelas sobre temas relevantes a Espectrometria de Massas foram organizados pelas empresas patrocinadoras do congresso.

Thermo, Waters, AB Sciex, Shimadzu, Bruker, LECO, Peak, Perkin Elmer, Agilent e Allcrom aproveitaram bem o espaço destinado à exposição, construindo estandes de bom gosto que enriqueceram, ainda mais, o encontro.
Estande da Thermo, umas das patrocinadoras do BrMass (Foto: Luciene Campos)
O 5º Congresso BRMASS superou todas as expectativas, tanto dos organizadores quanto dos expositores, sobretudo, nos quesitos quantidade e qualidade dos visitantes.

“O congresso como todo ano que acontece vem aumentando gradativamente o número de participantes. Está é a quinta edição e o congresso teve 30 cursos, contou com reunião de usuários, e também uma quantidade grande de seções em paralelo” afirmou José Felipe Lugão da Thermo.

José Felipe Lugão, da Thermo (Foto: Luciene Campos)
Por outro lado, os visitantes ficaram muito bem impressionados com as montagens, os materiais expostos e a qualidade das informações fornecidas pelos expositores.

Isto tudo pode explicar o crescente sucesso do Congresso BRMASS. O evento atende plenamente aos interesses dos pesquisadores  e aos dos patrocinadores, ao mesmo tempo.
O professor Dr. Marcos N. Eberlin destacou a dimensão da edição de 2013 do congresso.
“O congresso foi maior do que o esperado, todos trabalharam para fazer um congresso maior e melhor, e foi fantástico ver a quantidade de pessoas que participaram neste ano, estava tudo lotado, não dava nem para andar direito” disse.

Trabalhos científicos

Em área de exposição de pôsteres, os congressistas apresentaram os seus trabalhos relacionados às várias áreas e aplicações da Espectrometria de Massas.
Os trabalhos foram avaliados pela comissão científica e os três melhores foram premiados na noite de encerramento do evento.
O melhor trabalho apresentado com a tecnologia Orbitrap da Thermo foi apresentado pela aluna de doutorado Gabriela Venturini do Instituto do Coração da USP, sobre pesquisa de proteínas biomarcadoras em estudos da aterosclerose. O prêmio foi uma viagem para Bremen, na Alemanha, para participar de um curso de EM.

Medalha BrMass

O BrMass  criou uma homenagem para os pesquisadores que contribuíram para área de espectrometria de massas.
A homenagem consiste na entrega de uma medalha aos vencedores. Para tanto, alguns nomes são indicados pela diretoria da sociedade e depois é realizada uma votação para escolher os três ganhadores.
Neste ano dois brasileiros receberam a medalha BrMass, o pesquisador da USP de Ribeirão Preto, Noberto Peporine Lopes e o pesquisador da UNESP de Rio Claro, Mario Sergio Palma.

O consultor Joerg Von Helden, formado em física pela University of Mainz, na Alemanha, também foi homenageado.
Norberto Lopes, sendo tão jovem, mostrou surpresa ao ser reconhecido pelo congresso
Noberto Lopes ( Fonte: http://www.brmass.com.br )
“Eu fiquei surpreso, fiquei muito feliz obvio, mas fiquei surpreso, porque quando nós criamos está honraria na sociedade ela tinha como foco principal homenagear os pesquisadores pioneiros” afirmou Lopes.
Na área de pesquisa Lopes trabalha em química de produtos naturais, então, ele basicamente trabalha com moléculas pequenas.
“No meu laboratório eu tento entender, desde a parte de ecologia até o uso medicinal das plantas arnicas do Brasil, as arnicas da serra, e então nós temos diversas vertentes desde desenvolvimento farmacotécnico, pomada, aplicação, analise de eficiência e a ecologia” disse.

O pesquisador Mario Sergio Palma destacou a forma que é feita a escolha dos homenageados.
“Ter o trabalho reconhecido pelos nossos pares é muito interessante, principalmente, quando se considera a maneira como é feita, há a indicação de alguns nomes e então a diretoria e o conselho da sociedade os avaliam, não só por um trabalho feito, mas pela historia de vida dentro da área, pelo conjunto da obra do pesquisador, ser homenageado pela sociedade, pela importância que ela tem hoje, pelo potencial que ela representa a nível nacional eu acho extremamente relevante” afirmou Palma. Mario Sergio Palma (Fonte: http://www.brmass.com.br/ )

O pesquisador lembrou o laboratório no qual ele trabalha atualmente é relativamente grande, um dos maiores laboratórios do país hoje, e citou um dos trabalhos realizados nele.
“Uma das pesquisas realizadas no laboratório é o estudo de mecanismos de doenças, nós caminhamos para entender como é que doenças de uma maneira geral ocorrem” afirmou Palma.
Segundo ele, o laboratório estuda alguns tipos de câncer, como de pulmão, de cérebro (gliomas) e de pâncreas.  São estudadas as estruturas destes tumores.

O objetivo é entender como é que eles criam um mecanismo de resistência contra a radioterapia e a quimioterapia.
Os dois pesquisadores brasileiros não medem as palavras para elogiar e ressaltar a importância do BrMass para a espectrometria de massas.
“O congresso reúne pesquisadores de diferentes áreas, que normalmente eu não encontro em nenhum outro evento, como proteomica, química de produtos naturais, química de alimentos, e todos interessados em uma mesma técnica. Você conseguir agregar pessoas de áreas completamente diferentes mais em cima de um assunto comum, que é uma técnica química, eu acho que este é o principal ponto” afirmou Lopes.
Para Palma o congresso serve para trocar experiências com pesquisadores de outros países.
“O congresso é uma oportunidade de se trocar experiência, de se avaliar e se comparar o que nós e outros fazem e de comparar o que os brasileiros fazem o que se faz na Europa, nos EUA e na Ásia” disse.

Lançamentos na espectrometria de massas

Alguns dos lançamentos deste ano foram realizados por três grandes empresas que participam e patrocinam o BrMass, são elas: Thermo, Waters e AB Sciex.
A maior novidade na questão de tecnologia inovadora foi apresentada pela Thermo com a máquina analisador Orbitrap.
Segundo José Felipe Lugão, a Orbitrap é uma tecnologia de espectrometria de massas nova, sendo que nos últimos 25 anos ela foi a única tecnologia efetivamente nova.
“O analisador Orbitrap é realmente uma mudança de paradigma, é uma técnica diferente de se obter o espectro de massa que traz como principal beneficio trabalhar com uma resolução muito alta, ou seja, com uma capacidade de você separar os interferentes da sua amostra com muito mais facilidade” destacou Lugão.

Outro lançamento da Thermo foi uma linha nova de sistema de LCMS triploquadrupolo, essas máquinas são muito utilizadas na quantificação.
Essas máquinas são usadas no controle de poluição ambiental, principalmente, na poluição da água e controle de contaminantes alimentos.
Já a grande inovação da Waters neste congresso foi o QDa, que é um detector de massas para uma aplicação mais no dia a dia.
Segundo Luiz Fernando Lopez, diretor geral da Waters, este é um equipamento que vai permitir trazer a espectrometria de massas para uma aplicação mais diária, sem que você tenha necessidade de fazer um investimento de grande volume.
E por último a AB Sciex que neste BrMass, segundo Mateus Gulart Campos, diretor da AB Sciex, fez o relançamento de alguns equipamentos que foram lançados no ano passado, como os sistemas triploquadrupolo e os híbridos triploquadrupolo-ion trap da linha 6500.
Os equipamentos da linha triplo TOF 4600 e os sistemas de HPLC novos da linha Eksingent.

Nova diretoria

Na reunião da Sociedade BRMASS o professor Dr. Marcos Nogueira Eberlin (UNICAMP) foi eleito Presidente Executivo e o professor José Manuel Riveros (USP) passou a ser o presidente emérito.

Veja a nova Diretoria e Conselho BrMass no http://brmass.vdusso.com.br/news/view/317

Em outra reunião com os Presidentes das sociedades Portuguesa, Espanhola, Mexicana, Italiana, Francesa, Chilena, Uruguaia e Argentina, foi lançado o projeto do congresso Ibero Americano a ser organizado em conjunto com o 6º. BRMASS em 2015.
“Com este projeto será consolidado a liderança do Brasil na América Latina, entre os países Iberos Americanos, hoje em Espectrometria de Massas. Este evento vai permitir mais convênios e mais colaborações. Será a internacionalização da Espectrometria de Massas do Brasil” conclui Eberlin.

(Fonte: Visão Fokka – 15/01/2014)


Voltar