18º ENQA: Química Analítica integrada à sociedade


O 18º Encontro Nacional de Química Analítica (ENQA), que aconteceu entre os dias 18 e 21 de setembro, em Florianópolis (SC), teve como tema “Química Analítica integrada à sociedade”.

O objetivo principal do evento foi promover um fórum de discussão sobre os avanços da Química Analítica (QA).
Para tanto, foram realizadas conferências, palestras, sessões coordenadas, palestras técnicas, workshops, minicursos e apresentações de trabalhos na forma de pôster.

O ENQA também permitiu a interação direta dos participantes com as empresas aliadas ao setor de pesquisa, desenvolvimento e controle de qualidade em QA. Isto tudo, viabilizado pela feira de instrumentação analítica, que ocorreu simultaneamente ao congresso científico.

Histórico do ENQA
Os Encontros Nacionais de Química Analítica (ENQA) têm sido realizados a cada dois anos, tradicionalmente em anos ímpares.
A primeira edição do evento ocorreu no início da década de 1980, o que confere ao ENQA uma tradição de mais de 30 anos e permite classificá-lo como o maior e mais importante evento científico de Química Analítica do Brasil e um dos principais eventos de Química da América Latina.
O número de participantes vem crescendo a cada edição, com média de 1100 participantes nas três últimas edições, demonstrando o sucesso do evento e o fortalecimento da Química Analítica brasileira.
O ENQA é um evento itinerante da Divisão de Química Analítica da Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

ENQA – Programação:
No domingo (18/09), foi realizada a cerimônia de abertura do 18º ENQA na qual nomes importantes da Química Analítica foram homenageados.
O Prof. Dr. Fábio Augusto, da Universidade Estadual de Campinas (SP), recebeu a Medalha Dr. Janusz Pawliszyn pela contribuição dada à área de preparo de amostras na América Latina, a decisão foi do Comitê Científico do VI Workshop em Avanços Recentes no Preparo de Amostras (WARPA).
O Prof. Dr. Bernhard Welz (foto) recebeu a Medalha Adilson José Curtis. Ele é professor voluntário na Universidade Federal de Santa Catarina (UFCS) e autor de várias publicações na área de espectrometria de absorção atômica (AAS).

Confira os outros homenageados pelo ENQA/DQA:

O Prof. Dr. Mauro Bertotti (foto) que, atualmente, é professor do Instituto de Química (IQ) da Universidade de São Paulo (USP).
Ele tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroanalítica, e atua principalmente nos seguintes temas: Microelétrodos, Eletrodos Modificados e Microscopia Eletroquímica.
A Prof.ª Dra. Maria das Graças Andrade Korn, que, atualmente é professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Química da UFBA. Ela tem atuado principalmente nos temas espectroscopia atômica e preparo de amostras, aplicados a amostras ambientais, medicamentos, combustíveis e alimentos.
O presidente da FEMTO, Lídio Kazuo Takayama, que é formado pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Em 1989, Takayama decidiu abrir sua empresa, para produzir espectrofotômetros, aparelho que usa radiação para analisar substâncias químicas, de suco de laranja a álcool.
Prof. Dr. José Luís Costa Lima, é professor e ex-diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP). Em 1986 ingressou como Professor Auxiliar na Faculdade de Farmácia com o objetivo de criar um grupo dedicado à Química Analítica e Aplicada, com investigação compatível com os objetivos do ensino da Química em Ciências Farmacêuticas.

Após realizadas todas as homenagens o evento prosseguiu com a Conferência de Abertura, que foi ministrada pelo Prof. Dr. Jailson Bittencourt de Andrade, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e teve como tema “Qual o papel da química (analítica) no século XXI?
Bittencourt é professor, desde 1976, do Departamento de Química Geral e Inorgânica do Instituto de Química da UFBA.
Atualmente é Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação.
Na sequência, como é a tradição, ocorreu o Coquetel de Confraternização, no qual todos os participantes tiveram a oportunidade de interagir em um ambiente descontraído.

Segundo dia do ENQA:
Na segunda-feira (19/10) iniciou-se a programação científica com as primeiras Sessões Coordenadas, que foram oito no total. As Sessões Coordenadas são um conjunto de apresentações orais que se inter-relacionem ou se complementem em torno de subtemas ou os eixos temáticos do evento. E no final de cada sessão, o responsável pela Sessão coordenará discussão em torno dos trabalhos apresentados. Sessões:

– SESSÃO 1 – Eletroquímica e Eletroanalítica – Coordenador: Auro Atsushi Tanaka, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
– SESSÃO 2 – Preparo de Amostras (Analitos Orgânicos) – Coordenador: Carla Beatriz Grespan Bottoli, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
– SESSÃO 3 – Espectrometria de Massas – Coordenador: Valderi Luiz Dressler, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
– SESSÃO 4 – Instrumentação Analítica – Coordenador: Mauro Korn, Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Em seguida os participantes prestigiaram a Conferência de Plenária 1 que teve como coordenador o Prof. Dr. Lauro T. Kubota (UNICAMP). A Plenária foi ministrada por Anthony E. G. Cass, que é atualmente professor de Biologia Química no Departamento de Química e Instituto de Engenharia Biomédica do Imperial College London.
O tema discutido foi “Engineering Nucleic Acid Aptamers For Molecular Analysis”.
Em paralelo ao congresso científico aconteceu a ExpoCenter, espaço utilizado para que as empresas patrocinadoras do evento exponham os novos equipamentos e tecnologias da área da química analítica. Confira a lista completa dos patrocinadores aqui.
Além disso, na área de exposição também aconteceram as apresentações dos pôsteres submetidos ao 18º ENQA. Foram dois dias reservados para as apresentações, dia 19 e 20.

Um pôster científico é uma ilustração resumida da pesquisa do graduado mostrada em encontros e conferências.
Em seguida os participantes prestigiaram a Conferência de Plenária 2 que teve como coordenadora a Dirce Pozebon (UFRGS).
A Plenária foi ministrada por Ralph E. Sturgeon, que publicou mais de 280 artigos e vários capítulos de livros na área de Química Analítica e participa no conselho consultivo de oito revistas internacionais de química analítica.
O tema discutido foi “Vapor Generation – 2016: “… The Ideal Sample For Na Icp Would Be In The Gas Phase…”.
No período da tarde continuaram as sessões coordenadas:
SESSÃO 5 – Quimiometria 1 – Coordenador: Marcelo Martins de Sena, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
SESSÃO 6 – Métodos de Separação 1 – Coordenador: Renato Zanella, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
SESSÃO 7 – Espectrometria Atômica 1 – Coordenador: Maria Goreti Rodrigues Vale, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
SESSÃO 8 – Outros Tópicos – Coordenador: Maria do Carmo Hespanhol, Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Para fechar a programação científica do segundo dia do Encontro foi realizada a Conferência Empresas 1. A conferência foi coordenada pelo Prof. Dr. Bruno Campos Janegitz, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus de Araras.
O professor atua principalmente nos seguintes temas: Eletroanalítica, Nanomateriais, eletrodos modificados com Nanomateriais e Biossensores nanoestruturados.
Terceiro dia do ENQA:
Na terça-feira (20/10), terceiro dia do evento, as Sessões Coordenadas abriram mais um dia de palestras e apresentações.
SESSÃO 9 – Química Analítica e Energia – Coordenador: Waldemar Pacheco de Oliveira Filho, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
SESSÃO 10 – Química Ambiental 1 – Coordenador: Roberta Eliane Santos Froes-Silva, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
SESSÃO 11 – Métodos de Separação 2 – Coordenador: Eduardo Mathias Richter, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
SESSÃO 12 – Espectrometria Atômica 2 – Coordenador: Pedro Vitoriano Oliveira, Universidade de São Paulo (USP).
Em seguida os participantes prestigiaram a Conferência de Plenária 3 que teve como coordenadora a Prof.ª Carol Hollingworth Collins (UNICAMP). A Plenária foi ministrada por Fábio Augusto, que atualmente é professor do Departamento de Química Analítica do IQ-Unicamp e atua na área de Separações Analíticas.

O tema discutido foi “Avanços e Aplicações de Cromatografia Gasosa Bidimensional em Química Bioanalítica e Geoquímica Orgânica”.

Os participantes também prestigiaram o lançamento do livro “Métodos de Preparo de Amostras para Análise Elementar”, editado pelos professores Francisco José Krug e Fábio Rodrigo Piovezani Rocha (ambos do Centro de Energia Nuclear na Agricultura, da USP).
O livro traz textos de 28 autores com o estado da arte no preparo de amostras para a análise elementar.
“Apesar de ser um assunto muito importante em química analítica, não existiam compilações tão completas nessa área, mesmo em inglês”, afirma o professor Piovezani. “O livro traz literatura científica atualizada até o início de 2016”, completa o professor Krug.
Na sequência foi realizada a Conferência Plenária 4, que teve como coordenador Prof. Dr. Edenir Rodrigues Pereira Filho, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A Plenária foi ministrada por José Manuel Amigo Rubio, Prof. associado do Departamento de Ciência dos Alimentos – Qualidade e tecnologia da Universidade de Copenhague.

O tema discutido foi “Chemometrics From The Laboratory To The Industry. Pratical Implementation, Benefits And Drawbacks”.
No período da tarde começaram os Simpósios, que neste evento foram, no total, quatro. Simpósios são reuniões de pessoas que durante um período de tempo tratam de um tema específico a fim de alcançar avanços em sua elucidação. São utilizados especialmente nas áreas científicas, mas também nas áreas sociais.

A participação em um simpósio costuma dar prestigio para o envolvido e demonstra que esta pessoa é atualizada em sua disciplina. Atualmente os simpósios possuem uma estrutura que permite debater e tratar das diferentes posições no campo das ciências. Este tipo de sistema possibilita também a assistência de um conjunto de pessoas que mesmo sem conhecer a matéria participam como simples espectadores e ouvintes.
Simpósio 1 – Bionálises: O Papel da Química Analítica, coordenado pelo Prof. Dr. Lauro T. Kubota (UNICAMP).
Simpósio 2 – Microssistemas de Análise, coordenado pelo Prof. Dr. Emanuel Carrilho (IQSC/USP).
Simpósio 3 – Análise de Combustível e Biocombustíveis, coordenado pelo Prof. Dr. Leonardo Sena Gomes Teixeira (UFBA).
Último dia do ENQA:
Na quarta-feira (21/09), último dia do evento, os participantes prestigiaram o encerramento das Sessões Coordenadas.
SESSÃO 13 – Química Ambiental 2 – Coordenador: Graciela Arbilla de Klachquin, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
SESSÃO 14 – Eletroquímica e Eletroanalítica 2 – Coordenador: Márcio Fernando Bergamini, Universidade Federal do Paraná (UFPR).
SESSÃO 15 – Preparo de Amostras (Analitos Inorgânicos) – Coordenador: Ana Rita de Araújo Nogueira, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).
SESSÃO 16 – Quimiometria 2 – Coordenador: Ronei Jesus Poppi, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Em seguida foi realizada a Conferência Empresas 2, que foi coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Sidinei Chaves, que tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente no desenvolvimento de novas metodologias analíticas para determinação de metais em matrizes complexas tais como combustíveis e biocombustíveis utilizando espectrometria atômica.

Após o Coffee Break, a programação científica continuou com as últimas Conferências Plenárias.
A Conferência 5, teve como coordenador o Prof. Dr. Boaventura Freire dos Reis, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura, (CENA/USP).
A Plenária foi ministrada por Fábio Rodrigo Piovezani Rocha, é Prof. associado do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP desde abril/2010 e tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Automação e instrumentação analítica, Análises em fluxo, Métodos ópticos de análise e Química analítica limpa.
O tema discutido foi “Análises em Fluxo: Das Mudanças De Paradigmas ao Futuro (Inverto?) ”.
A Conferência 6, teve como coordenador o Prof. Dr. Arnaldo Alves Cardoso, da Universidade Estadual Paulista (UNESP). A Plenária foi ministrada por Luís Moreira Gonçalves, da Universidade do Porto, Portugal.

O tema discutido foi “Microextração por Difusão Gasosa”.

A Conferência 7, teve como coordenador a Prof.ª Maria das Graças Andrade Korn, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A Plenária foi ministrada por Maria Valnice Boldrine Zanoni, que é docente do Departamento de Química Analítica, Instituto de Química, UNESP Araraquara desde 1987.
O tema discutido foi “Panorama da Produção Científica da Química Analítica no Brasil”.
A Conferência 8, teve como coordenador o Prof. Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza, do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (IQSC/USP).
A Plenária foi ministrada por Maria Del Pilar Taboada Sotomayor, que atualmente é Coordenadora do Curso de Graduação em Química do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus Araraquara.
O tema discutido foi “Magneto-Mips: Da Extração Seletiva à Quantificação Altamente Sensível”.
Após o almoço, iniciou-se a Mesa Redonda, que foi coordenada pelo Prof. Marco Tadeu Grassi, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). E teve como tema “A Atuação da Química Analítica em Crimes Ambientais”.
E para encerrar a programação científica do 18º ENQA foi realizado o Simpósio 4, coordenado pelo Prof. Érico M. M. Flores, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O tema foi “Uso de Energias Alternativas para Intensificação de Processos Químicos”
Por fim, ocorreu a Sessão de Encerramento com a premiação dos Pôster e o balanço do 18º ENQA, que contou com a participação de 1044 pessoas, entre elas professores e pesquisadores sêniores, estudantes de pós-graduação e de graduação, e estagiários de pós-doc.


Voltar